top of page

A ação de natal e as novas promessas da psicologia para os jogos universitários

  • Matheus Torres
  • 21 de dez. de 2016
  • 5 min de leitura

O ano está acabando e teremos as lembranças de um dezembro com muita alegria. Na última terça-feira (20 de dezembro) fizemos a entrega de todas as arrecadações da Ação de Natal da Atlética de Psicologia - APSI. Foram mais de 100 kg de alimento, 143 peças de roupas, 127 itens para higiene pessoal e presentes doados à Associação O Pequeno Nazareno. Além disso realizamos a primeira partida de futebol após a fundação da APSI e encerramos a tarde com um lanche com as pessoas presentes na associação. Vamos contar um pouco como foi tudo isso para vocês.


A ação de natal

A ação de natal teve inicio no mês de novembro após contato com a Associação O Pequeno Nazareno. O inicio foi tímido. Roupas e alimentos começaram a chegar, mas ainda havia muito para acontecer. No inicio tínhamos a intenção de arrecadar roupas, alimentos, itens de higiene pessoal e ajudar com o projeto da horta da associação. Alguns imprevistos ocorreram, mas nada que levasse ao cancelamento do nosso gesto e a possível construção de uma amizade com a associação. Há algumas semanas da ação, o trabalho com a horta teve que ser adiada para futuros encontros com O Pequeno Nazareno, o que levou a investirmos todas as nossas energias e o carinho pela instituição fundada há 2 anos em Manaus para a arrecadação dos materiais necessários.


O bazar e as doações

Com as doações chegando de forma tímida, as roupas femininas que recebemos foram todas direcionadas para três dias de bazar que ficou no hall da Faculdade de Ciências Agrárias nos dias 15, 16 e 19. Foram R$ 236,00 arrecadados com o bazar e R$ 250,00 doados por docentes, estudantes e familiares do curso.

O bazar chamou atenção de muitas pessoas na Faculdade de Ciências Agrárias.

O direcionamento do dinheiro para a compra de alimentos e itens de higiene reforçou a arrecadação que teve seu final com mais de 100kg de alimentos arrecadados, 143 peças de roupas, 127 itens de higiene e presentes. Além de ter sido suficiente para oferecer um lanche no final da tarde com as crianças e adolescentes da associação. Mas o melhor ainda não tinha acontecido...

O Bazar chamou atenção na Faculdade de Ciências Agrárias.

A nossa chegada na associação

No dia 20, após organizarmos todo o material arrecadado para entrega, nos dirigimos até O Pequeno Nazareno.

30 caixas foram doadas para a organização dos materiais.

Ao chegarmos, a Associação já estava com as portas abertas nos aguardando para passar a tarde juntos. Fizemos uma força tarefa com as crianças e adolescentes presentes para carregar todas as doações para dentro da associação. Outros estava fora da casa tirando carteira de trabalho e participando de outras atividades. Até que todos retornassem, trocamos experiências com os adolescentes presentes, escutamos histórias, eles nos contaram sobre os seus planos futuros e cada degrau da vida que subiram.

Materiais arrecadados.

Depois foi só diversão. Quando as demais crianças e adolescentes chegaram, nos reunimos para conversar sobre a possibilidade de ajudarmos com a horta da associação em 2017. Demos sugestões, escutamos as ideias dos adolescentes, tiramos medidas do terreno e já estamos pensando em retornar futuramente na associação.

Geladadeiras utilizadas para plantação de cebolinha

Horta multiplicação. Uma iniciativa dos meninos do abrigo.

O interesse de muitos pela horta foi o que nos chamou atenção, entre as sugestões do grupo do abrigo, estava a criação de "ilhas" com pneus coloridos com terra adubada e flores coloridas, a mudança de local da horta utilizada atualmente e o uso de plantas frutíferas como maracujá e acerola. Depois não resistimos, fomos convidados a realizar nossa primeira partida após fundação da atlética na associação.


O nosso 7 x 1 de cada dia: A psicologia está escondendo os novos talentos

CUIDADO: A psicologia acaba de revelar novos craques, eles vão te 'dibrar'!

Após o convite para participar de uma partida, nos organizamos e preparamos o palco do nosso show de bola.

O palco do nosso show de bola.

Suspeitando das habilidades dos atleticanos presentes, resolvemos mesclar o time com os adolescentes da associação. E assim ficou dividido:


Time 1:

Goleiro: M. Linhas: Guilherme (Sauim), L. e A.


Time 2:

Goleiro: Fredgaard (Faustão). Linhas: Matheus (Sauim), M., Pedro Lana Oficial (Sigam @opedrolanafake).


Nosso Sauim fora de forma.

O paredão da atlética.


E começou a partida. 5 gols, saída apenas atrás do gol ou se a bola fosse 'isolada' para fora do campo e caísse na escola ao lado. O time 2 começou tomando pressão do time 1, mas não se acovardava. Em várias jogadas de ataque do time 1, o paredão da atlética salvou o time 2 de tomar seu primeiro gol. Mas não resistiu por muito tempo. Aos 5 minutos da etapa única, A. saiu driblando todo o time 2 pela direita do campo e na saída do paredão da atlética bateu de cobertura, a bola ainda bateu no ângulo e entrou do outro lado, golaço. Time 1 (1) x (0) Time 2. Então o Time 2 acordou. Em jogada pela direita, Pedro Lana Oficial fez uma jogada como se fosse um deus e bateu, mas descobriu que a associação também tinha um paredão: M. fechou bem e botou para escanteio. Com todo mundo cansado em menos de 10 minutos, o Time 2 se lançou ao ataque. Em jogada pela esquerda, M. deixou o sauim mais fora de forma do momento de cara para o gol, mas de novo apareceu o goleiro do Time 1 para tirar. O Time 2 insistiu, mas todas as bolas paravam no goleiro do Time 1. Não entrava. Até que em jogada pela direita, Lana como um deus chutou e a zaga isolou para a escola e o jogo precisou ser paralisado. Na volta, com todo mundo cansado e com fome, foi determinado 10 minutos de acréscimo. Era tudo ou nada para o Time 2 que continuou se lançando ao ataque. Após algumas oportunidades em ataque, o paredão da atlética salvou o Time 2 várias vezes nos contra-ataques do Time 1. Sem desistir, o Time 2 continuou atacando e em 23244213214 jogadas seguidas perdeu gols sem goleiro, sem defesa, sem nada. Mas como no futebol quem não faz, leva... O Time 1 aproveitou o sedentarismo do Time 2 e no contra-ataque marcou mais 1. 2 x 0 no placar. E não parou por aí. Quase pra acabar o jogo, eis que surge uma figura carismática. Em bola recebida pela direita, Guilherme recebeu do goleiro e fez um golaço de cobertura no paredão da atlética, tirou a camisa, saiu gritando "acabou, acabou", subiu no alambrado, fez coração e mandou beijos para sua amada na arquibancada. 3 x 0. Então no último lance do jogo: O gol de honra. M. sabendo que não podia contar com a equipe ainda sedentária da atlética que formou o time 1, pegou a bola e saiu driblando todo mundo. Ao ficar cara a cara com o goleiro bateu com força entre as pernas. Um golaço para o Time 2, mas já não dava tempo. A juíza apitou e acabou com o sofrimento do Time 2.

Em entrevista, Fred, o paredão da atlética, anunciou aposentadoria: "Depois dessa eu vou me aposentar, depois dessa eu vou me aposentar." porque tomou um golaço de cobertura do Guilherme que queria tocar violão durante a partida. Será que a torcida concorda?


FIM DE JOGO: TIME 1 (3) x (1) TIME 2. Foi uma excelente estréia para os Sauims!


Ficha técnica: 3 faltas marcadas contra o time 2, 0 cartões e muita areia na cabeça.


A despedida


No final, fizemos um lanche com todas as pessoas presentes e descobrimos que é necessário treinarmos para jogar Escravos de Jó (só a Carla e Michaela jogaram certinho kkkk). Os adolescentes e os funcionários da Associação dirigiram palavras para a Atlética agradecendo pela tarde e confraternizamos. Após abraços e energia sobrando para mais diversão, precisamos nos despedir no inicio da noite. Ficou o sentimento de querer voltar em breve.

SOMOS GRATOS À TODAS PESSOAS QUE NOS AJUDARAM E À ASSOCIAÇÃO O PEQUENO NAZARENO POR POSSIBILITAR UMA TARDE TÃO ESPECIAL! UM FELIZ NATAL E UM FELIZ 2017!



 
 
 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Metallic
  • YouTube Metallic

Facebook

Torne-se um fã

YouTube

Inscreva-se

© 2016 Atlética de Psicologia - APSI UFAM.

bottom of page